quinta-feira, 17 de março de 2011

1º Bolo Decorado - Tudo o que não deve fazer !!!!!

Olá a todos o meu post de hoje não e para vos mostrar uma receita fantástica mas sim para vos contar o que me aconteceu quando tentei pela 1ª vez decorar um bolo de pasta americana sozinha.
Pois é afinal aquilo tem que se diga !!!!, por isso aqui vão algumas dicas:
- Para começar escolham um bolo pequeno ou médio (eu escolhi um com 40 x 20 cm x 5 cm muito comprido e fino )
- A massa do bolo não pode ser tipo pão de lo senão e muito mole e parte ou então abate se quiserem fazer um bolo com andares.
- O bolo deve ser feito com tempo suficiente para arrefecer e poder ser trabalhado. (eu fiz o bolo 1 hora antes - ERRADO)
- o local onde vai trabalhar a massa deve estar a temperatura média/ fria (ao contrario do que eu fiz pois a cozinha esta quente de eu ter feito o bolo e ainda mais eu tinha o aquecimento central ligado)
A base do bolo, ora aqui está uma coisa que não imaginei ter importância mas sim acreditem que e muito importância, deve ser dura ( pois e eu comprei uma daquelas do supermercado brancas e o barato saiu caro)
- Para finalizar e não menos importante o rolo que vamos utilizar para a massa . (utilizei um muito pequeno que não me ajudou nada abrir aquela massa toda )

Pois então decidi fazer um bolinho, primeiro fiz uma receita de bolo de chocolate muito boa que sai sempre bem , com uma alteração decidi dobrar a receita, bem estava ver que afogava a minha Mycook , la consegui bater o bolo todo e foi ao forno , ficou um máximo , a serio perfeito sem côdea e um cheirinho ....., claro que decidi decorar o bolo logo um 1/2 hora a seguir . Tinha deixado o bolo em cima da rede do forno a arrefecer quando vou para colocar na base pinmbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa partiu-se a meio! - Fiquei aprender que o bolo deve arrefecer na base em qu vai ser decorado.
Bem fiquei logo em pânico, mas pensei ...Hummmmmm com a pasta por cima e com a geleia vou conseguir que nem se note .. Pois...Pois...

Comecei a esticar a massa e só colava a bancada depois o rolo era pequeno e nao esticava a largura todo, bem foi um pesadelo.
Quando finalmente estico a massa era hora de colocar em cima do bolo, ai ai pois bem e pegar naquela cortina enorme de pasta de açúcar,  fou mesmo com as mãos mas la consgui.
 A seguir já estava  danada e ja eram quase meia noite , decidi decorar o bolo com estrelas de varios tamanhos.
Então mãos a obra amassar mais pasta de açucar e esticar, ora pois outravez tudo colado a bancada um horror .
Tentei fazer as estrelas com os cortadores mas ela estavam mesmo moles - Aprendi que para trabalhar com cortantes e fazer formas ou bonecos devemos sempre juntar um pouco de massa eslastica a pasta para facilitar o trabalho e endurecer as figuras.
No fim olhei para o bolo e pensei tanto trabalho e ele esta com um aspecto  tão medíocre, mas bem assim vai ficar.
Mas as aventuras não acabam por aqui, achei que estava muito mole por isso achei que não o devia tapar pois assim endurecia, pois que endureceu não só a pasta mas como o bolo ficou seco e não gostei nada do sabor, como se não bastasse quando vou a pegar nele para levar para a sala não é que se partiu ao meio outravez ..... - Lá esta a base e mesmo muito importante.
No final não gostei nada do bolo, mas uma coisa vos digo aprendi tudo o que não se deve fazer para decorar um bolo ...!

Ora aqui esta o meu desastre .....


Pois mas eu não desisto e para a semana há mais .......

Não percam os próximos episódios - HiHi

8 comentários:

  1. quem não erra não aprende! e ainda bem q escreves.t este post :P é q este fim de semana tb me vou aventurar a decorar um bolo ;) por isso agradeço as tuas dicas ;) mm assim o bolo ficou mt lindo ;) bjs***

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por todas estas dicas que partilhas conosco Tânia, dá sempre jeito saber,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Só assim se aprende.
    Mas olha que não me parece mal de todo!

    ResponderEliminar
  4. sim tambem nao me parece muito mau, mas se precisares de dicas liga-te ...pode ser que te de uma ajudinha

    bons bolos

    ResponderEliminar
  5. Tânia,
    Boa noite aqui do brasil!
    Primeiro parabéns pela iniciativa e coragem, pois não é fácil fazer bolo com massa americana pela 1ªvez, e ele saiu bom.
    Fico imaginando que, com tanta determinação, logo logo será uma profissional!
    Continue assim,vc vai longe.
    Bjinho carinhoso
    Sabor em Si

    ResponderEliminar
  6. ola mesmo assim ficou bonito,com tanto improvisto,aprendemos com os erros,para a oroxima vai correr melhor,bjs.

    ResponderEliminar
  7. Para 1º. não ficou assim tão mal, eu não conseguiria melhor!!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olhe amiga, nem parece que lhe aconteceu tantas desgraças com esse bolo, porque o resultado final não ficou nada mal

    Tambem me acontece coisas do género, o importante é não desesperar e não desistir,

    ResponderEliminar